sexta-feira, 14 de agosto de 2009

"Verão na Comporta"

O cenário:
  • Carros em cima dos passeios;

  • Estacionamentos em sentido contrário;

  • Estacionamentos nas curvas, que só por si já não têm a visibilidade desejada (e que as autoridades competentes devem aguardar por algum acontecimento para "terem" de tomar uma atitude);

  • Carros em todo o caminho para a praia, estacionados de qualquer forma e a bloquear quem quer que seja;

  • Parque pago na praia com um valor "irrisório" de 4 euros (o que é isso nos tempos de crise que correm?).
Os actores:
  • Todos os turistas que invadem a nossa terra e a quem é permitido fazer de tudo, incluindo aquilo de que os da terra são privados;

  • O Sr Paredes (presidente da Câmara, para quem não sabe) que favorece o turismo e cujo mandato aposta no mesmo como potenciador do desenvolvimento do Concelho;

  • As forças de segurança locais que tudo permitem a quem não é conterrâneo;

  • A todos e quaisquer intervenientes, de quem não nos lembramos ou simplesmente não queremos especificar, que integram este sistema tendencioso que favorece os que nos visitam ou exploram a terra que para eles não é merecedora de qualquer respeito.
Os espectadores:
  • Todos aqueles que têm de assistir a esta comédia gratuita, ano após ano, sem poderem agir;

  • Todos os habitantes que, não usufruindo em nada deste "contributo do turismo", vêm exposta a sua privacidade a quem teima em olhar para dentro de suas propriedades (como quem olha para os animais quando vai ao Jardim Zoológico);

  • Todos aqueles cuja liberdade de movimentação e rotina são transtornados;

  • Todos os habitantes da Comporta a quem, num futuro bastante próximo, serão pedidos os votos.

18 comentários:

Comporta-Opina disse...

O ESTACIONAMENTO na Comporta é um "caos"na época do Verão.
Andam os peões nas estradas e os carros pernoitam em cima dos passeios.
A GNR deve agir segundo o Código da Estrada.

Anónimo disse...

Belo verão ou bela Comporta, pois porque estes problemas não são só do verão, no verão eles agravão-se,além de
Estrada para a praia em terra batida,pinheiros carros cheios de pó,quantas pessoas não lavam os seus carros à custa da ida à praia da Comporta,quantos litros de água se gastam?pessoas que fazem o percurso a pé que levam com o pó por causa de algum condutor menos educado,e os gajos do ambiente não vêem isto.
Bandeira azul?wc senhoras uma porcaria filas e filas,pufs dos toldos da praia guardados nos wc`s,ambulância nil,preços de jet não sei das quantas,ou eu bem me engano ou a praia da Comporta é a mais cara do país,etc etc.
Na Comporta
Sistema de água débil
Esgostos para o rio Sado como já foi dito
Parque industrial junto da zona habitacional e cadê os gajos do ambiente
É só interesses e quem sofre com isto é o povo local.
Votos quais votos,os políticos lá de Alcácer de de Grândola (porque a praia da Comporta pertence a Grândola)nunca pensaram realmente no povo local,votos quais votos a malta devia era votar em branco.
Delculpem-me se me passou alguma coisa,façam o favor de me lembrar.

Comporta-Opina disse...

Ontem á noite fui ao " Comporta-Café " com os meus amigos.Quando chegámos á porta ,fomos confrontados por uma espécie de " GORILAS " aos quais dão o nome de Seguranças.Tiveram a lata de pedir 15 Euros a cada um, para entrar-mos.Penso que no campo da legalidade, isto é tudo menos legal. Onde andam as Autoridades desta terra? Ou vamos ter de alertar a ASAE? Este estabelecimento nem devia usar o nome de Comporta ,pois está a denegri-lo, com este tipo de discriminações.

Anónimo disse...

A Praia da Comporta vai de mal a pior! O concessionário do Resaturante do " Comporta-Café ";anda a dar música(ruido) ao pessoal de dia e noite. Onde está os cuidados com a zona protegida? Onde está a aplicação da lei do ruido? Se eu e a minha familia,quizer-mos usufruir e descansar na praia;será que temos de ouvir aquele barulho a que chamam de música?

Anónimo disse...

Pois é, é verdade, os estacionamentos na Comporta são um caos, e são poucos, mas quando certas pessoas ocupam os estacionamentos para fazer esplanadas de restaurantes ainda mais se agravam. E isto não são os turistas que o fazem, mas sim os locais. Estes, por sua vez não conseguiriam sobreviver com os seus negócios se não fossem os turistas. Assina um turista que gosta da Comporta.

Anónimo disse...

Se é tudo tão ruim porque não vão para outro lado???

Anónimo disse...

Meu amores as coisas não têm quer ser assim, mas como tudo têm que ter um princípio, na génese existe a autoridade do Estado que impôe regras, as fiscaliza e faz cumprir, depois existem os cidadãos que à custa dessa fiscalização e respectiva punição vão sentindo os efeitos no pêlo e na carteira e se vão tornando de mais em mais conscientes e cumpridores, não conheço outra via, pelo menos não na Europa dita do Sul.

Comporta-Opina disse...

Caro amigo ou amiga,espero que seja só uma pergunta e não uma afirmação. Este blog pretende ser um espaço para realçar os pontos criticos,com os quais vamos vivendo e nínguem fala neles.Sabemos que não é tudo ruim,mas o que já está bem não precisa ser mexido. Parece que na sua optica, ficava tudo resolvido ,se todos fossem para outro lado ? Pois é:isso está a acontecer(Brejo,Comporta,Possânco etc...)e qualquer dia o amigo(a)fica cá sozimho!..Mas também sabe que não vivemos no Paraíso? Eu não me deixo embriagar pelas revistas e sites maravilhosos.

Komporta

Anónimo disse...

Em relação ao anónimo que trata os outros por amores. Lindo exemplo o da Europa do Sul,isso sôa a America do Sul,pois porque a nossa Europa do Sul é "Mui parecida". Quanto á autoridade do Estado estou de acordo,mas caso não houvesse corrupção. O Pior é que só nas carteiras de alguns é que mexem.

Um abraço

Anónimo disse...

Se calhar os restaurantes que fazem esplanadas nos estacionamentos pagam por isso,se calhar a culpa não é dos locais mas sim de quem está sentado em Alcácer que não soube fazer um ordenamento urbanístico capaz,exemplo disso é o parque industrial em zona habitacional.Assina um local que melhor do que qualquer turista sabe o que foi feito na Comporta não foi a pensar no povo mas sim nos que detêm o poder e amigos.

Habitante da Comporta disse...

Exmo. senhor anónimo que nos quer mandar para outro lado, pelo que foi dito por si,e pelo que o povo sente (quando falo do povo, refiro-me às pessoas que sempre cá viveram, as pessoas que iam para a praia descansadas e onde tinham realmente local para pôr os chapéus, que não tinham carros por cima de passeios e que não tinham de andar na estrada com carrinhos de bebés, que não viam a sua vida condicionada pela ambição politica sustentada pelo ganância do dinheiro do turista, que deixavam as portas abertas durante a noite sem medo dos roubos... e nunca mais saia daqui, a quem a câmara facultada terrenos de habitação a preços convidativos), só veio comprovar o que se está a passar... O objectivo é tornar a Comporta num sitio apenas destinado aos turista e expulsar os habitantes de cá...

ComportaZ disse...

Bem dito habitante da Comporta, e quanto a estacionamento se todas as pessoas fossem mais civilizadas e educadas não haveria este tipo de problemas,em alternativa deixem a viatura longe do centro e andem a PÉ.

Anónimo disse...

Meus amores é coisa que em Potugal não se sabe pôr em prática, chama-se ordenamento e por vezes também os interesses instalados toldam o entendimento de como fazer as coisas simples que poderiam facilitar a vida dos cidadãos. Hasta siempre comandante !

Anónimo disse...

Pelo que percebo, este blog é muito recente,e pelos vistos já põe as pessoas a comentar os assuntos da freguesia. Afinal as coisas não estão tão bem como alguns nos fazem crer.Neste caso(cego é aquele que não quer ver)

J.Paixão

Anónimo disse...

Pois é, o pessoal que critica a comporta, os estacionamentos, o pó, o serviço prestado, porque não esperimentam o Algarve onde teem estacionamentos em cima da praia e sem pó, os bares sem música, o atendimento 5* onde começam por vos falar em ingês ou em espanhol NO VOSSO PRÒPRIO PAÌS, aí sim, é bom... Aprendam a valorizar aquilo que teem e as pessoas que muitas vezes trabalham 18 e 20 horas para os "servir" nem que seja na esplanada em cima do estacionamento, ao menos aqui fala-se ALENTEJANO puro!!!

Turista do Algarve disse...

Hoje em dia esse Algarve que voçê diz está muito longe da realidade.
Que me interessa ter música se não tenho wc´s em condições,nem um chuveiro de água doce,etc.
E no Algarve ainda consigo beber umas imperiais agora nesta praia não é para o meu bolso.

Anónimo disse...

O que se passa na Comporta,é o mesmo que se passa em muitos outros locais do país , Fruto das governações que temos tido. Desde os niveis hierárquicos mais altos aos mais baixos,(de governos a juntas de freguesia).Sem duvida que partilho de muitos comentários aqui já feitos ;sou um "indigena"desta aldeia Nascido dentro de uma cabana de colmo , não, dessas que hoje são luxo, mas por puro atraso e pobreza que aqui se vivia, Sinto-me triste com o desenvolvimento mal estruturado que ela tem sofrido. Desde esgotos a céu aberto, para um rio no qual eu nadava com os amigos na minha infância,a todas as privações que nos têm sido impostas, que dariam pano para mangas.Mas onde andam os ambientalistas,cuja missão fica muito aquem daquilo que esperamos,fechando os olhos a autenticos atentados ao ambiente?Não consigo entender, porque não arrancam alguns projectos previstos para a costa alentejana por motivos ambientais, e se deixa modificar arquictetónicamente e ambientalmente Troia com lagos artificiais cuja areia foi removida para o lado so mar.Ou por exemplo se deixa construir de raiz uma aldeia como a de Soltroia. Existem coisas para as quais ninguem me arranjou explicação.Julgava eu que era um péssimista irrecuperàvel, porém amigos,e conterrâneos quando ouço Homens vividos e experientes politica e económicamente como Dr:Silva Lopes e Dr. Medina Carreira dizerem que Portugal com este tipo de governantes nâo tem futuro,acho que ainda não sou dos piores.Contudo tambem não acredito neste país.Quanto não davam os "nuestros hermanos" para terem uma costa, como a costa alentejana?Deus dá nozes a quem não tem dentes. Desculpem lá quaquer coisinha.Tchau. Voltarei com comentários mais incisivos em relação á terra que me viu nascer. O "Indigena"

Anónimo disse...

Houve alguém que disse que secalhar seria melhor que os locais da Comporta se fossem embora, e esta fosse só para os turistas e as pessoas que foram viver para a Comporta. APOIO INCONDICIONALMENTE!!! Era o melhor que podia acontecer a essa terra linda! Façam isso!!!