terça-feira, 17 de novembro de 2009

O desemprego cá pelo Concelho

Numa altura em que se fala do aumento do número de desempregados em Portugal, vamos espreitar como estão as coisas cá no nosso concelho.

As notícias hoje apontam para uma taxa nacional de desemprego de 9,8%. Este valor é assustador, pensar que em cada 100 portugueses há quase 10 pessoas desempregadas.

O que consideramos ainda mais grave é o facto destes valores se regerem pelos indivíduos inscritos no Centro de Emprego, e há muita gente que não se inscreve no Centro de Emprego. Para além disso existem sempre aquelas respostas por parte do governo, cursos e afins, que fazem baixar as taxas, mas que na realidade se traduzem em nada. Isto é, mandam as pessoas para um curso de formação e “arrancam-na” das estatísticas, na prática a pessoa mantém-se desempregada e sem perspectivas de emprego, porque é retirada dos registos do Centro de Emprego.

No mês de Setembro existiam no Concelho 440 desempregados (últimos dados disponíveis pelo IEFP), dos quais 223 são homens e 217 são mulheres.

380 encontram-se nesta situação há menos de 1 ano, e 60 há mais de 1 ano.
50 pessoas procuram o 1ºemprego e 390 procuram novo emprego.

É assustador não é? Isto era em Setembro, em que o turismo ainda empregava muita gente, imaginemos os meses que se seguem. Estaremos atentos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Devem haver muitos mais.
Agora imaginem se andassem todos à procura de tachos nas juntas...

Anónimo disse...

e pena muita gente pensar assim. mas felismente ainda encontramos pessoas que se preocupam com os outros e sao capazes de vencer muitos obstaculos para atigirem esses fins.se calhar para falar assim tambem deve ter arranjado um tacho mas noutro lado´,sorte a sua.

J.Paixão disse...

O que me entristece é o facto de o nosso Concelho ter potêncialidades para desenvolver a vários níveis, e estar tudo direccionado para o turismo de elites. As elites são o que são...temos de desenvolver o concelho utilizando os recursos naturais.

Toino Pardal disse...

Falem com a Maria, que ela arranja um tachinho na Junta de Freguesia.
Eu até não me importava de ganhar 581 Euros em part-time.
E também sei conduzir um tractor!

Anónimo disse...

"também deve ter arranjado tacho"...
As pessoas são mesmo ignorantes, falam sem pensar e depois dá nisto.
Eu, ao contrário do que insinua, não arranjei tacho, ARRANJEI TRABALHO! Sabe o que é isso???
Um emprego? A ganhar um ordenado mínimo 450 euros por um tabalho a TEMPO INTEIRO?
Parece que o problema e a luta são essas... InfeliZmente para os Comportenses.

Anónimo disse...

ter um trabalho nos dias que correm e sorte mesmo com um ordenado baixo. por isso estimio para poder garanti-lo por muito tempo e nao perca tempo com os tachos dos outros.ha que mudar o que esta mal mas para isso e preciso todos juntos fazerem forca , e nao e com comentarios mesquinhos que vamos la.

Juntar Forças Por Grândola disse...

Tristemente no Alentejo, o desemprego sempre foi uma constante há décadas. Nunca governo nenhum se preocupou com isso. Os números aterram, desesperam, envergonham. Infelismente é assim e contra isso devemos denunciar, escrever, lutar! Força companheiros!