sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Editado por: Guia de Portugal (Agência LUSA)

:: Alcácer do Sal: BE acusa presidente da Junta de Freguesia da Comporta de desrespeitar resultados eleitorais


16-12-2009

Alcácer do Sal, 16 Dez (Lusa) - O Bloco de Esquerda acusou hoje a presidente da Junta de Freguesia da Comporta de bloquear o funcionamento da autarquia, ao querer impor a eleição de dois vogais da CDU "à revelia dos resultados eleitorais".

Segundo o dirigente bloquista Carlos Cordeiro, a maioria CDU "comporta-se como se tivesse tido maioria absoluta quando obteve apenas uma maioria relativa nas últimas eleições autárquicas". A CDU conseguiu apenas quatro eleitos nas últimas eleições autárquicas para a Junta de Freguesia da Comporta, os mesmos do que o PS, sendo que o BE tem apenas um eleito. De acordo com o dirigente bloquista, atendendo aos resultados eleitorais, o executivo da Junta de Freguesia deveria ser constituído pela presidente eleita da CDU e por um vogal de cada um dos dois partidos da oposição (PS e BE), ou, na pior das hipóteses, por um vogal da CDU e outro do PS, o partido da oposição mais votado. Os bloquistas, que convocaram para hoje à noite uma conferência de imprensa para abordar o conflito na Junta de Freguesia da Comporta, alegam que a presença de eleitos de todos os partidos no executivo poderia ser uma solução mais representativa. Por outro lado, acreditam que poderia também facilitar o contacto com a Câmara Municipal de Alcácer do Sal (PS), ao contrário do que terá acontecido ao longo dos últimos quatro anos de maioria absoluta da CDU. Além das questões relacionadas com a representatividade das diferentes forças políticas na Junta de Freguesia, o dirigente bloquista acusa também a presidente, Maria José Coelho, de ter desrespeitado a legislação em vigor aquando de uma primeira votação para a escolha de dois elementos do executivo camarário. "A presidente da Junta de Freguesia deveria ter iniciado a votação para a eleição dos dois vogais consultando os membros da Assembleia no sentido de saber se a eleição seria uninominal ou por lista, coisa que não fez", disse. Carlos Cordeiro salientou ainda que as actas das reuniões realizadas no passado mês de Novembro, em que foram eleitos os dois vogais da CDU, foram posteriormente reprovadas pelos dois partidos da oposição, pelo que considera que o actual executivo "não tem legitimidade para tomar decisões". Os bloquistas esperam que a CDU "arrepie caminho" para que seja possível encontrar uma solução consensual para a formação do executivo da Junta de Freguesia da Comporta. A agência Lusa tentou contactar a presidente da Junta de Freguesia da Comporta, Maria José Coelho, mas até ao momento não foi possível estabelecer contacto com a autarca comunista.

GR. Lusa/Fim

in:http://www.guiadeportugal.pt/default.aspx?Parametro_Accao=Conteudo&Parametro_Conteudo=conteudos/MunicipiosInformam.ascx&Parametro_ObjectID=47011&Parametro_ClassID=25

Sem comentários: