sexta-feira, 15 de julho de 2011

A miopia da "Visão" !?

Como não podia deixar de ser, o Comporta-Opina depois de ter conhecimento do texto da revista Visão, com o título (O que é que a Comporta tem?); passa a relatar com todo o direito, a sua indignação em relação a certos “factos” e afirmações no referido texto.


Com todo o respeito para com a senhora Rosa Ruela(autora do texto), mas com menor respeito pelos “pseudo-amantes ou “descobridores/colonizadores” da Comporta”.

Nos longínquos aos 20 e 30 do século XX, uma família de origem Inglesa usando a mão de obra barata e faminta de gentes das mais variadas regiões do país, meteram mãos á obra e desbravaram as terras desta Herdade.

Nos anos 60 e 70 foram construídas as estradas que ligariam a Comporta a Tróia bem como a Alcácer do Sal. Na sequência de tudo isto foram homens do povo os pioneiros a criarem os acessos ás praias da Comporta, Carvalhal e Pego.

Nos anos 70,80 e 90 os turistas humildes, deram alma e vida a toda esta região, chegavam, usufruíam, respeitavam, contribuíam para a economia local e regressavam ás suas terras com vontade de voltar.

As elites não passam disso mesmo(elites), usam e abusam, sem qualquer respeito pelos originários desta região.

Lamentamos que tenham ficado de fora, (de uma forma descaradamente propositada), a não referência aos comércios que realmente foram, e são, o suporte da micro-economia, gerida pelos descendentes dos primeiros comerciantes e por outros (filhos da terra) que deram alma e aguentaram os momentos maus e bons através da sua carolice, mas que vão cuidando e dando alma ás aldeias da herdade nos 365 dias do ano.

Homenageando os resistentes no “braço de ferro” entre as ideias elitistas e os filhos do povo que teimam em ficar por cá, realço o nome de inúmeros estabelecimentos que são tão dignos de reconhecimento, como os que vem no texto. Estes sim, são genuínos, não tem decorações nem pratos importados: Rei do Choco, O Caldeiradas, O Rola, O Barco do Sado, O Frango Assado, O Mário, Restaurante DªGuida, O Folha, S.João, Tasquinha da Comporta, Bar O Arado, 100 Sabores, O Zé, O Celeiro, Pizzaria do Monte, Pastelaria Eucaliptus, A Cegonha, O Central, Loja da Rita, Loja da DnªNatalina, Clube da Comporta, Papelaria da Comporta, Minimercados Casas da Comporta e Gomes, A Glória, O Pinheiro, Mira Ponte, O Avelino, S.Romão, e todos os outros que com as suas empresas são 80% do motor económico desta região.

Sem comentários: