domingo, 20 de janeiro de 2013

Fundação Herdade da Comporta, para que nos serves?

Desde 2010 que a Fundação decidiu criar uma equipa para fazer um levantamento exaustivo das necessidades da população das sete aldeias situadas na área geográfica da Herdade da Comporta: Carrasqueira, Possanco/Cambado, Comporta, Torre, Brejos da Carregueira, Carvalhal e Lagoas/Pego. Este levantamento serve de base de trabalho para, em conjunto com a comunidade e em parceria com as entidades locais, construir, a par dos projectos turísticos da Herdade, um futuro verdadeiramente sustentável.

Aquando da aquisição da Atlantic Company (actualmente Herdade da Comporta) em 1955, houve uma preocupação assistencial no âmbito da melhoria das condições de vida das populações. Neste contexto, foram construídas casas para alojar os trabalhadores e suas famílias; foi garantida assistência médica; foram construídas escolas e contratados professores e, no âmbito cultural, eram organizadas as festas das aldeias.

No seguimento deste trabalho, interrompido entre 1975 e 1991, foram "restabelecidas” parcerias de índole social com as Câmaras Municipais de Alcácer do Sal e Grândola nos pelouros da habitação, educação e cultura. Em 2004 foi criada a Fundação Herdade da Comporta.

Sem comentários: